Oportunidade de Bolsa para estudantes

em 11/03/2024
motiv-f02.png Equipe_2023-f01.jpg EITA_logo.jpg

Estamos selecionando estudantes de graduação - bolsistas e voluntários - para nossas equipes da SDF e do EITA!

Inscrições abertas até 19 de Março de 2024.

No EITA! (Espaço de Inovação, Tecnologia e Aprendizado) e na SDF (Sala de Demonstrações de Física), estudantes de vários cursos desenvolvem projetos de inovação, instrumentação científica e demonstrações de física. Aprendemos fazendo projetos mão na massa e com relevância social.

Dispomos de um espaço amplo e agradável onde estudantes compartilham seus conhecimentos e habilidades em uma atmosfera estimulante de trabalho em equipe. As nossas atividades são diversificadas e cada estudante se envolve com aquelas que ele(a) tem mais afinidade e interesse.

O que oferecemos

• Oportunidade de você atuar em projetos atraentes (alguns são bastante desafiadores), em um ambiente acolhedor e dinâmico, com equipe integrada (e muito animada!), formada por estudantes de várias áreas e períodos. Tanto os bolsistas quanto os voluntários participam da mesma forma dos projetos.
  • A sua participação nos projetos pode valer créditos para integralização curricular, a critério do colegiado de seu curso.
  • Oportunidade de você aprender (de fato!) várias técnicas de física experimental (microscopia, espectroscopia ótica, medições elétricas e eletrônicas, baixas temperaturas) e de planejar e construir montagens para demonstrar conceitos de física de forma eficaz para o aprendizado.
  • Aprender prototipagem com impressão em 3D, usinagem com CNC, projeto de circuitos eletrônicos digitais e analógicos e fabricação de placas de circuito impresso.
  • Aprendizado de programação avançada de microcontroladores (STM32, ESP32, ESP8266, Arduino, DAQ) para controle e aquisição de dados.
  • Oportunidade de atuar no desenvolvimento de instrumentos científicos, desde a concepção até a fabricação.

Projetos em andamento

WebLab UFMG: é uma plataforma com experimentos reais para serem controlados  e executados remotamente via internet por estudantes de qualquer lugar. Já temos os seguintes experimentos em desenvolvimento ou em fase de testes: Apagador Quântico, Sismômetro, Balança de Cavendish, Espectroscopia de emissão e de absorção, Disco de Euler e vários outros.

Instrumentação científica para pesquisa e ensino: projetamos e fabricamos instrumentos para uso em ensino e pesquisa, tais como Espectrômetros óticos, Refratômetro Digital, Perfilômetro, Microscópio de Força Atômica.

MeuLabé um kit de sensores que se conectam sem fio a um aplicativo para celular (e para PC) para se fazer medições, controle e aquisição de dados. Nós projetamos e produzimos sensores para medidas de temperatura, campo magnético, posição, velocidade, intensidade luminosa, força, tensão e corrente elétricas, eletrocardiograma e outros. Estamos criando roteiros com sugestões de temas de investigação com linguagem adaptada para estudantes de ensino fundamental, médio ou da universidade.

Demonstrações de Física: planejamos e produzimos demonstrações atraentes e curiosas para serem utilizadas em aulas na universidade e no ensino médio, e para atividades de divulgação científica (veja o Kit de Luz e Cores que produzimos e distribuimos gratuitamente para professores de escolas públicas de Minas).

Divulgação Científica
Durante o ano, promovemos palestras e exposições interativas com muitas demonstrações para estudantes e professores de todos os níveis de ensino, bem como para o público em geral.

Para saber mais sobre os nossos projetos e atividades veja os sites do EITA!, da SDF e o Instagram @sdfisica (siga-nos).
Venha conhecer nossos laboratórios! Estamos nas salas 2061/2062 do ICEx (no final do corredor da cantina).

Período de inscrição: 11 a a 19 de Março de 2024

Candidatos a bolsa: poderão se inscrever alunos regularmente matriculados nos seguintes cursos de graduação da UFMG: Física, Química, Engenharias (todas), Ciências da Computação, Sistemas de Informação e Matemática Computacional.

Voluntários: poderão se isncrever alunos de quaisquer cursos da UFMG que tenham interesse e/ou habilidade em algum dos nossos projetos.

Documentos para a inscrição

1. Carteira de Identidade, CPF (se não constar na Identidade), Certidão Social (se houver)
  2. Comprovante de matrícula na UFMG
  3. Histórico Escolar da UFMG atualizado (obtido no SIGA), com todas as notas das  disciplinas cursadas
  4. Extrato de integralização Curricular (obtido no Siga);
  5. Ficha de inscrição - preenchimento online (clique aqui) .
  6. Para candidatos a bolsas de Ações Afirmativas: Declaração de Assistência socioeconômica pela FUMP ou Comprovante de Registro Acadêmico ou Atestado de Notas emitido pelo DRCA para comprovação de ingresso na universidade pelo Sistema de Cotas.

Todos esses documentos deverão ser enviados digitalizados em arquivo do tipo PDF para o email demo@fisica.ufmg.br, com o assunto “Inscrição PMG 2024-1. Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta ou enviadas fora do período de inscrição.

Bolsas e Créditos

• Para este Edital, serão ofertadas 4 vagas para bolsistas de Ampla Concorrência, 2 vagas para bolsistas de Ações Afirmativas e até 6 vagas para Voluntários(as).
    O valor da bolsa PMG é de R$700,00 mensais.
  • Bolsistas e voluntários participam da mesma forma do projeto e podem ter as atividades consideradas para integralização curricular, a critério do colegiado de cada curso.

As informações completas estão neste Edital.

Novidades passadas