3B22.85 Levitação acústica
Nesta demonstração, um transdutor de ultrasom emite ondas sonoras de alta frequência (28kHz) que são refletidas em uma placa rígida colocada acima dele.
A superposição das ondas sonoras emitidas com as refletidas formam ondas estacionárias quando a distância entre o transdutor e a placa refletora for igual a um múltiplo de meio comprimento de onda. Em uma onda estacionária, há nós e ventres de pressão. Antes e depois da posição de cada nó, as forças devido às variações de pressão têm sentidos opostos (força restauradora). Dessa forma, pequenos objetos podem ficar presos nessas posições.
O comprimento de onda λ = v/f das ondas emitidas por este dispositivo é de aproximadamente 12,2 mm, portanto há um nó de pressão a cada 6,1 mm.
Com uma pinça, colocam-se bolinhas de isopor, uma de cada vez, nos nodos.
Os planos nodais podem ser visualizados produzindo-se fumaça ou vapor dágua (com nitrogênio líquido) entre a placa e o transdutor.
Observações:
- A placa refletora deve ser posicionada horizontalmente a aproximadamente 6 cm da superfície do transdutor.
- Para fazer um ajuste fino dessa distância, coloque uma ou duas bolinhas sobre o transdutor ligado e ajuste a altura até que as bolinhas levitem e fiquem estáveis.
- ATENÇÃO:
o transdutor se aquece MUITO rapidamente e só deve ficar ligado por dois ou três minutos. Deixe-o esfriar antes de manipulá-lo ou de ligar novamente. - Ligue em tomada de 127 V! (a foto mostra uma montagem antiga)




