Demonstrações para quê?
Quem não comunica...
Durante uma aula, é importante estabelecer uma comunicação com os alunos para engajá-los nas discussões e para isso é necessário atrair e manter a atenção deles. Muitas vezes isso requer certa dose de dramatização e uma boa demonstração pode ser fundamental nesse momento. Além de despertar os alunos durante uma tarde sonolenta de verão ...
É comum professores relatarem que certas demonstrações causam tanta surpresa e entusiasmo nos alunos que provocam aplausos espontâneos durante as aulas.
Conceitos, preconceitos ... isso tem jeito?
Na física, há muitos assuntos e conceitos bastantes abstratos para os alunos, por exemplo, impedância, reatância, fase de uma onda, momento de inércia. Utilzando-se demonstrações simples e curiosas, conceitos como esses podem ser mais bem assimilados e preconceitos podem ser corrigidos.
Além disso, o impacto visual de uma boa demonstração pode tornar um conceito mais claro e mais "real" para os estudantes.
Pois é gente, imaginem que isso aqui seja...
Essa é uma frase comum que precede tentativas, nem sempre bem sucedidas, de se esboçar uma figura sobre o quadro. Quantas vezes mãos e gestos são usados e repetidos tentando-se descrever a propagação de um pulso, ou o movimento de um sistema massa mola ou um gás sendo comprimido em um cilindro...
Ao se contrapor o real versus representação, o placar será mais favorável à realidade se desenhos e gestos puderem ser substituídos pelo experimento que se pretende representar ou descrever.
E tempo pode ser poupado utilizando-se demonstrações que reproduzem a dinâmica da situação, ao invés de esboços estáticos sobre o quadro.
Física: "...do grego φύσις, physis ... natureza !
Alguns professores, equivocadamente, argumentam que demonstrações tomam um tempo durante aula que poderia ser usado para mostrar aspectos formais e analíticos de um tema com maior profundidade. Mas isso os livros textos já fazem muito bem! Como a maior parte dos nossos alunos teve pouca ou nenhuma oportunidade de "experimentar" física na escola, esses estudantes podem achar que a física é apenas um conjunto de exercícios matemáticos.
Demonstrações podem revelar aos estudantes que a Física é, de fato, uma ciência natural!
Se morde e arranha... é biologia,
se fede... é química,
se não funciona... é física!
Iiihhh! Não deu certo!
A maior parte das demonstrações são simples e facilmente executadas enquanto algumas requerem um pouco de habilidade. Mas, mesmo na eventualidade de uma demonstração não funcionar da forma desejada durante uma aula, não se apoquente: aproveite e use essa situação como exemplo de como as coisas acontecem no mundo real!