3D40.20 Bastão que canta

Com uma mão, segura-se um bastão de alumínio pelo centro enquanto esfrega-se os dedos da outra mão ao longo de seu comprimento. Previamente, deve-se passar um pouco de breu (resina para arco de violino) nos dedos e sobre o bastão.
O breu faz com que os dedos se soltem repetidas vezes enquanto eles se movimentam ao longo do bastão, produzindo vibrações que excitam modos 
longitudinais (de compressão). Ao vibrar, o bastão produz ondas sonoras que se propagam no ar.

Na posição em que se segura o bastão com os dedos forma-se um nó. Assim, segurando-o pelo centro será excitado, principalmente, o modo fundamental que é o que tem um nó nessa posição. Esse modo também pode ser excitado segurando-se o bastão pelo centro e golpeando uma de suas extremidades com um martelo ou contra o piso da sala.

Outros modos de vibração de maior frequência podem ser excitados segurando-se o bastão de comprimento L em pontos distantes de uma das extremidade de L/4, L/6 e L/8.

Os três bastões disponíveis têm os comprimentos e frequências indicados nesta tabela:

Comprimento L Nó em L/2 Nó em L/4
61 cm 4200 Hz 8478 Hz
76 cm 3418 Hz 6738 Hz
91 cm 2831 Hz 5758 Hz
     

Também é possível excitar os modos transversais de vibração golpeando a extremidade do bastão com um pedaço de madeira, com um movimento perpendicular ao bastão. Ao ser golpeado dessa forma, inicialmente, ouve-se um som de menor frequência e com uma intensidade que diminui com o tempo; logo em seguida, passa a predominar um som de maior frequência e de maior intensidade. O primeiro som que se ouve é produzido por vibrações do bastão no modo fundamental transversal. Depois passa-se a ouvir o som correspondente ao modo fundamental longitudinal. Ondas transversais em bastões são mais complexas e não seguem a mesma relação harmônica de frequências que as ondas longitudinais.

 

Mais informações

Para produzir o som no bastão de alumínio é preciso um pouco de treino.

  • Segure o bastão firmemente pelo centro, entre o polegar e o indicador de uma mão.
  • Com o polegar e o indicador da outra mão, passe um pouco de resina (breu) ao longo do bastão.
  • Deslize, então esses dois dedos do centro para a extremidade do bastão. Repita esse movimento cada vez exercendo um pouco mais de pressão entre os dedos até ouvir um som agudo e estridente.
    Uma pequena pressão não produz vibrações no bastão; uma pressão muito intensa amortecerá as vibrações.

 


Tempo de preparo: Pronta entrega