9H50.39 Galvanômetro de espelho

Esse tipo de galvanômetro tem um pequeno espelho montado em uma bobina móvel, suspensa dentro de um campo magnético produzido por ímãs permanentes. Uma pequena lâmpada produz um feixe de luz que, depois de ser colimado por uma lente, incide sobre o espelho e é refletido sobre uma escala de vidro semitransparente, localizada na frente do instrumento. Uma corrente elétrica na bobina produz uma deflexão no espelho que faz o feixe luminoso se mover ao longo da escala.

A bobina com o espelho é suspensa por uma fita fina e tem um momento de inércia muito menor que o do ponteiro de um galvanômetro convencional. Dessa forma, esse instrumento tem uma sensibilidade e resolução muito maiores, pois o feixe de luz atua como um longo ponteiro sem massa.
Este exemplar é o modelo 2420-B fabricado pela Leeds & Northrup em cerca de 1940 a 1950. Ele utiliza uma lâmpada de 6 V. Quando não está em uso, um resistor é ligado em paralelo com a bobina para amortecer o movimento. A escala varia de -20 mm a +20 mm e a leitura é feita em µA/mm ou em µV/ mm.

O primeiro galvanômetro de espelho foi feito por Johann Poggendorf, físico alemão, em 1826. Posteriormente, foi melhorado por William Thompson (mais tarde, Lord Kelvin) que o patenteou em 1858.
 

Referências

  • http://www.radioblvd.com/vintage_test_equipment.htm

Tempo de preparo: Pronta entrega