5K20.26 Força magnética devido a corrente induzida em um anel

Dois anéis de alumínio estão suspensos, cada um, nas extremidades de uma haste que pode girar em torno de um eixo que passa pelo seu centro.

Aproximando-se, rapidamente, um dos polos de um ímã do anel de alumínio, o conjunto gira e o anel se afasta do ímã. Afastando-se o ímã do mesmo anel, o conjunto gira em sentido oposto, fazendo com que o anel se aproxime do ímã.

No entanto, movendo-se o ímã próximo ao anel seccionado, o conjunto permanece em repouso.

Ao se aproximar o ímã do anel não-seccionado, o aumento do fluxo do campo magnético através do anel dá origem a uma corrente elétrica induzida nele. Essa corrente, por sua vez, cria um campo magnético no anel cujo sentido é oposto ao do ímã (lei de Lenz) e o anel é repelido, causando, assim, um torque que faz a haste girar.
Quando o ímã é colocado próximo ao anel e, em seguida, rapidamente afastado dele, o fluxo do campo magnético diminui e a corrente e a força induzidas têm sentidos opostos ao da situação anterior. Então, o anel de alumínio é atraído pelo ímã.

Como no anel seccionado não pode haver corrente elétrica, o imã não exerce força sobre ele e o conjunto permanece em repouso.


Tempo de preparo: Até 15 minutos