9H60.07 Dobrador de Norrenberg

O dobrador de Norrenberg, inventado em 1858, era utilizado para se observar objetos transparentes sob feixes de luz dcom polarizações ortogonais.

Nesse instrumento, um feixe de luz não polarizada incide sobre uma placa de vidro com um ângulo igual ao ângulo de Brewster e, depois de refletido, incide, perpendicularmente, no objeto transparente a ser analisado, que é colocado sobre um espelho plano, na base do instrumento. A luz polarizada que atravessa, o objeto é refletida pelo espelho, passa, novamente, através da placa de vidro e chega ao olho do observador, na parte superior do instrumento.  A luz é linearmente polarizada na placa de vidro, primeiro por reflexão e, depois, por transmissão.

Este exemplar, fabricado em Paris por Duboscq, parece estar incompleto. Em um exemplar semelhante, da Grenslade Collection of Historical Instruments, do Kenyon College (USA), há um prisma de nicol, utilizado como analisador, e uma blindagem escura de ferro para que a luz proveniente da fonte não chegue ao olho do observador.

Foto do instrumento que está na Grenslade Collection of Historical Instruments, do Kenyon College.

Mais informações

Esse polariscópio está, atualmente, na sala 3094 (Lab. de Física Experimental A1).

Referências

 


Tempo de preparo: 1 dia