1K20.32 Atrito estático e atrito cinético

Um bloco é puxado sobre uma superfície horizontal, a partir do repouso, até passar a se mover com velocidade constante. Com um sensor, mede-se força exercida sobre ele que é registrada em um gráfico em tempo real. Ao mesmo tempo, registra-se, também, o gráfico da posição versus tempo.

Inicialmente, enquanto o bloco permanece em repouso, a força aumenta com o tempo até atingir um valor igual à força de atrito estático máximo. A partir desse instante, o bloco passa a se mover com velocidade constante. A força se reduz e fica igual à força de atrito cinético entre o bloco e a superfície.

As medidas podem ser feitas com blocos que têm superfícies diferentes para se comparar os gráficos obtidos para diferentes coeficientes de atrito entre as duas superfícies.

Colocando-se diferentes pesos sobre os blocos, verifica-se como a força de atrito se modifica quando se altera a força normal à superfície.

A influência da área de contato na força de atrito pode ser verificada repetindo o experimento com outro bloco que tem uma superfície duas vezes menor.

Mais informações

Fig. 1. Força versus tempo medida utilizando-se o,uma massa de 1kg e outra de 2kg.

Fig. 2. Força versus tempo medida utilizando-se uma lixa de 120 de granulação (curva vermelha) e outra lixa de 240 de granulação (curva azul).

Fig. 3. Força versus tempo utilizando-se uma lixa de 240 granulação e madeira.

Tensão da fonte do motor: 2V CC.


Tempo de preparo: 15 a 30 minutos