5L10.10 Lâmpada em série com indutor em corrente alternada

Dois circuitos são apresentados: no primeiro, há uma lâmpada ligada em série com um resistor e, no outro,  uma lâmpada idêntica está ligada em série com um indutor (bobina). A resistência do indutor é igual à do resistor.

Quando ambos os circuitos são ligados à uma fonte de corrente alternada, apenas a lâmpada que está em série com o resistor se acende. 

Em seguida, o núcleo de ferro do indutor da bobina é gradativamente desmontado e as bobinas são separadas do núcleo. À medida que isso é feito, observa-se que o brilho da lâmpada aumenta até ficar comparável ao da outra lâmpada.

Nesse circuito  em série, o brilho da lâmpada é proporcional à corrente elétrica no circuito que, por sua vez, depende da reatância indutiva do indutor. Quando o núcleo da bobina é removido, a sua indutância e reatância diminuem, a corrente no circuito aumenta e, também, o brilho da lâmpada.

Atenção: certifique-se de que a barra laminada superior fique com as lâminas orientadas verticalmente (paralelas às lâminas do núcleo) para que correntes parasitas (correntes de Foucault) não sejam induzidas nelas pelo campo magnético alternado do núcleo.

Veja, também, a demonstração da lâmpada em série com indutor em corrente contínua.


Tempo de preparo: Até 15 minutos