15. Respostas

a) Devido à ação da gravidade sobre a película vertical, a água vai se acumulando gradativamente na parte inferior da película e, na parte superior, ela vai se tornando mais fina. Cada faixa horizontal corresponde a uma região onde a película tem uma determinada espessura.

b) Para cada espessura, a diferença de percurso entre as ondas que são refletidas na interface da frente e na de trás da película é diferente. Assim, em diferentes faixas ocorrerá interferência construtiva para ondas de diferentes comprimentos de onda e, portanto, de diferentes cores.
Se fosse iluminada com luz monocromática (um único comprimento de onda), as franjas seriam claras e escuras, alternadamente.

c) À medida que se desloca de cima para baixo na película, a sua espessura varia menos na parte superior do que na inferior. Por isso, as faixas coloridas são mais largas na parte de cima da película.

d) À medida que a água flui para baixo, a parte de cima da película vai ficando cada vez mais fina até que sua espessura fica menor que o comprimento de onda da luz. Nesse caso, ocorre interferência destrutiva entre as ondas refletidas na primeira e segunda interface da película, pois na primeira interface a onda é sempre refletida com fase invertida, ou seja, uma crista se torna um vale.

e) Em cada região da película, ocorre interferência construtiva entre as ondas de determinada cor que são refletidas na interface da frente e de trás da película. As demais cores, que não são refletidas, serão transmitidas através da película. Assim, um observador atrás da película verá uma faixa com uma cor complementar à que essa faixa apresenta na frente. Por exemplo, uma faixa da película cuja luz refletida tem cor vermelha, vista por trás terá uma cor que é igual à de uma luz branca que teve o vermelho subtraído, e aparecerá azul-esverdeada.