Atuação dos estudantes na Sala de Demonstrações de Física

2013Stela-f01.jpg 2015_Equipe-f03.jpg Equipe2014-f03.jpg 2013Wesley-f01.jpg 2016PalestraInterativadeFisicaEsc.IEMP-f04.jpg

A SDF dispõe de um espaço amplo e agradável onde estudantes de diversos cursos e períodos compartilham seus conhecimentos e habilidades em um ambiente estimulante e onde o trabalho em equipe é constante. As atividades da equipe são diversificadas e cada estudante se envolve com aquelas em que tem mais afinidade e interesse. Todo o nosso time é muito entusiasmado com o trabalho que faz.

Segue uma descrição sucinta das nossas atividades atuais e de como os estudantes atuam nelas.

DEMONSTRAÇÕES DE FÍSICA

A equipe desenvolve demonstrações de física que são utilizadas por professores durante suas aulas. Os estudantes também preparam e montam os experimentos nas salas de aula, auxiliam os professores e recolhem o material após a aula. Também atualizam o site da SDF:  preparam cada montagem para ser fotografada e elaboram os textos de cada demonstração.

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

A equipe de estudantes da SDF vem utilizando conhecimentos multidisciplinares para desenvolver diversas aplicações tecnológicas inovadoras.
O controle e aquisição de dados com plataformas NI-DAQ, GPIB e Arduino e com software Labview são amplamente utilizados nesses trabalhos. No momento, estamos estamos trabalhando no desenvolvimento dos seguintes projetos.

Microscópio de Força Atômica (AFM): esse é um microscópio de varredura por sonda que tem resolução nanométrica. Nós desenvolvemos o equipamento e o software de controle e aquisição de imagens.

Espectrômetro Ótico na faixa infravermelho-ultavioleta: esse espectrômetro com conexão USB terá características semelhantes às de modelos comerciais existentes.

Perfilômetro Ótico: Esse aparelho varre uma superfície e traça a imagem de seu perfil com resolução nanométrica.

Fresadora CNC: Montamos essa fresadora para usinar peças em metais e plásticos para os nossos projetos. Depois de desenhadas em softwares com SolidWorks ou Fusion 360, é gerado um código do desenho para esse equipamento.

Impressão em 3D: Dispomos de uma impressora 3D (Ultimaker 3) para produzir peças e dispositivos para os nossos projetos. O design e projeto das peças é uma parte importante do trabalho da equipe.

WebLab: O WebLab é uma plataforma web onde são disponibilizados experimentos científicos para serem executados e controlados remotamente, pela internet, com livre acesso para professores e estudantes de qualquer lugar e de qualquer nível de ensino. Alguns dos experimentos que estão sendo desenvolvidos são: Apagador quântico, Interferômetro de Mach-Zender, Caracterização elétrica de dispositivos semicondutores.

MeuLab: estamos desenvolvendo uma interface que consiste de hardware e software para controle de vários sensores para medições de temperatura, intensidade de luz, campo magnético, posição, etc. O objetivo é ter uma plataforma com custo acessível e que seja totalmente aberta para ser utilizada e ampliada por estudantes e professores de ensino fundamental e médio, para tornar as aulas de ciências estimulantes e enriquecedoras.

Kit de Luz e Cores: Este projeto consiste no desenvolvimento de kits com experimentos, roteiros e treinamentos para serem usados por professores e alunos de escolas de ensino fundamental e médio. Os kits abordarão experimentos sobre luz e cor, que são temas especialmente atraentes e interessantes, têm aplicações tecnológicas e estão presentes no cotidiano de crianças e adolescentes. Para esse projeto, teremos uma impressora 3D e materiais para desenvolver os experimentos.

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Atuamos intensivamente na divulgação da ciência e de suas tecnologias. Fazemos apresentações e exposições científicas para o público em geral e, em especial, para estudantes de ensino fundamental e médio.

MINI-CURSO DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DE EQUIPAMENTOS UTILIZANDO O LABVIEW

Já organizamos seis edições desse curso, que tem sido muito popular entre os estudantes de graduação e de pós-graduação. O estudante aprende a programar em Labview e a controlar equipamentos, placas DAC e ADC, Arduino, etc.

APRENDIZAGEM ATIVA

Nos últimos anos, o Prof. Elmo S. Alves vem atuando na difusão de métodos de ensino de aprendizagem ativa, em particular, o de Instrução por Colegas, em que há um notável engajamento dos estudantes antes e durante as aulas.  Junto com a Juliana Buére, estudante de engenharia, desenvolvemos uma plataforma web (meliora.ufmg.br) que permitie a um professor, durante as aulas, submeter questões para os alunos, que respondem com telefones celular, tablets ou notebooks. Em tempo real, o professor recebe as respostas e análises estatísticas, que são usadas para determinar o rumo e o ritmo da aula. O professor fica sabendo quais temas  os alunos têm maior dificuldade e requerem mais atenção. Vários outros professores já estão  utilizando o Meliora para esse método de ensino. Estamos trabalhando no sentido de estender essa plataforma para outras instituições de ensino.

VÍDEOS DE DEMONSTRAÇÕES

Pretendemos filmar todas as demonstrações do acervo da SDF e disponibilizar os vídeos na internet, com livre acesso.

ACERVO DE INSTRUMENTOS CIENTÍFICOS HISTÓRICOS DO DF

A SDF está organizando um acervo de instrumentos científicos históricos do Departamento de Física. Os estudantes atuam na coleta, identificação, catalogação, limpeza, pequenos reparos e exposição dos itens. Montamos uma exposição permanente desses objetos no saguão do 4o andar do departamento.

Perfil desejado dos estudantes

Todo o nosso time é muito entusiasmado com o trabalho que faz. Se você acha os temas acima atraentes e tem interesse, disponibilidade de tempo e muita garra para trabalhar em um ou mais deles, então você já tem a maior parte do perfil desejado.
Ao se candidatar a uma vaga na nossa equipe, espera-se que você indique quais temas mais lhe interessam e de que forma você poderia contribuir com o trabalho.