Atuação dos estudantes na Sala de Demonstrações de Física

2013Stela-f01.jpg 2015_Equipe-f03.jpg Equipe2014-f03.jpg 2013Wesley-f01.jpg 2016PalestraInterativadeFisicaEsc.IEMP-f04.jpg

A SDF dispõe de um espaço amplo e agradável onde estudantes de diversos cursos e períodos compartilham seus conhecimentos e habilidades em um ambiente estimulante e onde o trabalho em equipe é constante. As atividades da equipe são diversificadas e cada estudante se envolve com aquelas em que tem mais afinidade e interesse. Todo o nosso time é muito entusiasmado com o trabalho que faz.

Segue uma descrição sucinta das nossas atividades atuais e de como os estudantes atuam nelas.

DEMONSTRAÇÕES DE FÍSICA

A equipe de estudantes desenvolve demonstrações de física que são utilizadas por professores durante suas aulas. Os estudantes preparam e montam os experimentos nas salas de aula e auxiliam os professores. Também atualizam o site da SDF com as novas demonstrações criadas por eles.

Estamos, também, utilizando conhecimento e tecnologia para incentivar e melhorar o ensino de física e de ciências, em geral.

WebLab: O WebLab é uma plataforma web onde são disponibilizados experimentos científicos para serem executados e controlados remotamente, pela internet, com livre acesso para professores e estudantes de qualquer lugar e de qualquer nível de ensino. Alguns dos experimentos que estão sendo desenvolvidos são: Apagador quântico, Interferômetro de Mach-Zender, Caracterização elétrica de dispositivos semicondutores.

MeuLab: estamos desenvolvendo uma interface que consiste de hardware e software para controle de vários sensores para medições de temperatura, intensidade de luz, campo magnético, posição, etc. O objetivo é ter uma plataforma com custo acessível e que seja totalmente aberta para ser utilizada e ampliada por estudantes e professores de ensino fundamental e médio, para tornar as aulas de ciências estimulantes e enriquecedoras.

Kit de Luz e Cores: Este projeto consiste no desenvolvimento de kits com experimentos, roteiros e treinamentos para serem usados por professores e alunos de escolas de ensino fundamental e médio. Os kits abordarão experimentos sobre luz e cor, que são temas especialmente atraentes e interessantes, têm aplicações tecnológicas e estão presentes no cotidiano de crianças e adolescentes. Para esse projeto, teremos uma impressora 3D e materiais para desenvolver os experimentos.

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

A equipe de estudantes da SDF vem utilizando conhecimentos multidisciplinares para aprender resolvendo problemas reais e para desenvolver diversas aplicações tecnológicas inovadoras. Para conhecer sobre esses projetos, visite o nosso site do
EITA! - Espaço de Inovação, Tecnologia e Aprendizado.
Trabalhamos com projetos que envolvem desafios em eletrônica, controle e aquisição de dados com Arduino, Labview e outras plataformas, técnicas de medições elétricas e óticas. Projetamos e fabricamos nossos protótipos utilizando impressão em 3D e usinagem com CNC.

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Atuamos intensivamente na divulgação da ciência e de suas tecnologias. Fazemos apresentações e exposições científicas para o público em geral e, em especial, para estudantes de ensino fundamental e médio.

APRENDIZAGEM ATIVA

Nos últimos anos, o Prof. Elmo S. Alves vem atuando na difusão de métodos de ensino de aprendizagem ativa, em particular, o de Instrução por Colegas, em que há um notável engajamento dos estudantes antes e durante as aulas.  Junto com a Juliana Buére, estudante de engenharia, desenvolvemos uma plataforma web (meliora.ufmg.br) que permitie a um professor, durante as aulas, submeter questões para os alunos, que respondem com telefones celular, tablets ou notebooks. Em tempo real, o professor recebe as respostas e análises estatísticas, que são usadas para determinar o rumo e o ritmo da aula. O professor fica sabendo quais temas  os alunos têm maior dificuldade e requerem mais atenção. Vários outros professores já estão  utilizando o Meliora para esse método de ensino. Estamos trabalhando no sentido de estender essa plataforma para outras instituições de ensino.

VÍDEOS DE DEMONSTRAÇÕES

Pretendemos filmar todas as demonstrações do acervo da SDF e disponibilizar os vídeos na internet, com livre acesso.

ACERVO DE INSTRUMENTOS CIENTÍFICOS HISTÓRICOS DO DF

A SDF está organizando um acervo de instrumentos científicos históricos do Departamento de Física. Os estudantes atuam na coleta, identificação, catalogação, limpeza, pequenos reparos e exposição dos itens. Montamos uma exposição permanente desses objetos no saguão do 4o andar do departamento.

Perfil desejado dos estudantes

Todo o nosso time é muito entusiasmado com o trabalho que faz. Se você acha os temas acima atraentes e tem interesse, disponibilidade de tempo e muita garra para trabalhar em um ou mais deles, então você já tem a maior parte do perfil desejado.
Ao se candidatar a uma vaga na nossa equipe, espera-se que você indique quais temas mais lhe interessam e de que forma você poderia contribuir com o trabalho.