Atuação dos estudantes na Sala de Demonstrações de Física

2013Stela-f01.jpg 2015_Equipe-f03.jpg Equipe2014-f03.jpg 2013Wesley-f01.jpg 2016PalestraInterativadeFisicaEsc.IEMP-f04.jpg

Temos um espaço amplo e agradável, com equipamentos para medições de diversos tipos, computadores e materiais diversos. Mas, acima de tudo, temos uma equipe muito entusiasmada e compromissada, formada por estudantes de vários cursos e períodos, que compartilham suas habilidades e conhecimentos em todos os projetos.
Estamos no ICEx, sala 2061: visite-nos!
Siga-nos no Instagram: @sdfisica

Segue uma descrição sucinta das nossas atividades atuais.

DEMONSTRAÇÕES DE FÍSICA

A equipe de estudantes planeja e desenvolve demonstrações de física para serem utilizadas por professores da UFMG durante as aulas. Os estudantes preparam e montam os experimentos nas salas de aula e auxiliam os professores. Também atualizam o site da SDF com as novas demonstrações criadas por eles. Veja essas demonstrações neste site.

Estamos também utilizando conhecimento e tecnologia para melhorar o ensino de física e de ciências em geral. Um dos projetos nesse sentido foi o do
Kit de Luz e Cores, em que planejamos e desenvolvemos kits com experimentos, roteiros e treinamento para serem usados por professores e alunos de escolas públicas de ensino fundamental e médio. Os kits contêm materiais para experimentos sobre luz e cor, que são temas especialmente atraentes e interessantes, têm aplicações tecnológicas e estão presentes no cotidiano de crianças e adolescentes. Veja mais sobre este projeto neste site.

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Os estudantes da nossa equipe vêm utilizando conhecimentos multidisciplinares para aprender com base em problemas reais e para desenvolver diversas aplicações tecnológicas inovadoras. Para conhecer sobre esses projetos, visite o nosso site do
EITA! - Espaço de Inovação, Tecnologia e Aprendizado.
Trabalhamos com projetos que envolvem desafios em eletrônica, controle e aquisição de dados, desenvolvimento de instrumentação científica, técnicas de medições elétricas, óticas e mecânicas e design de produtos. Projetamos e fabricamos nossos protótipos utilizando impressão em 3D, usinagem com CNC, fabricação de placas de circuitos impressos e outras técnicas.

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Atuamos intensivamente na divulgação da ciência e de suas tecnologias. Fazemos apresentações e exposições com muitas demonstrações curiosas e atraentes para o público em geral e, em especial, para estudantes de ensinos fundamental e médio.

APRENDIZAGEM ATIVA

Nos últimos anos, o Prof. Elmo S. Alves vem atuando na difusão de métodos de ensino de aprendizagem ativa, em particular, o de Instrução por Colegas, em que há um notável engajamento dos estudantes antes e durante as aulas.  Junto com a Juliana Buére, ex-estudante de engenharia da UFMG, desenvolveram uma plataforma web (meliora.ufmg.br) que permitie a um professor submeter questões para os alunos responderem durante as aulas por meio de telefones celular, tablets ou notebooks. Em tempo real, o professor recebe as respostas e análises estatísticas, que são usadas para determinar o rumo e o ritmo da aula. O professor fica sabendo quais temas  os alunos têm maior dificuldade e requerem mais atenção. O Meliora está sendo utilizado por professores da UFMG e de outras instituições de ensino.

VÍDEOS DE DEMONSTRAÇÕES

Pretendemos filmar todas as demonstrações do acervo da SDF e disponibilizar os vídeos na internet, com livre acesso.

ACERVO DE INSTRUMENTOS CIENTÍFICOS HISTÓRICOS DO DF

A SDF organizou um acervo de instrumentos científicos históricos do Departamento de Física. Os estudantes atuaram na coleta, identificação, catalogação, limpeza, pequenos reparos e exposição dos itens. Montamos uma exposição permanente desses objetos no saguão do 4o andar do Departamento de Física da UFMG.

Perfil desejado dos estudantes

Todo o nosso time é muito entusiasmado com o trabalho que faz. Se você acha os temas acima atraentes e tem interesse, disponibilidade de tempo e muita garra para trabalhar em um ou mais deles, então você já tem a maior parte do perfil desejado.
Ao se candidatar a uma vaga na nossa equipe, espera-se que você indique quais temas mais lhe interessam e de que forma você gostaria de contribuir neles.